Se você deseja começar sua Consultoria, por que esperar? Muitas vezes ficamos inseguros em dar o primeiro passo, dedicamos anos preciosos de nossas vidas ao planejamento e não conseguimos tirar do papel o plano de ter uma Consultoria. O planejamento é fundamental, mas existem caminhos viáveis para começar.
Você pode se organizar com estratégias claras que te permitirão começar agora. Afinal, quanto antes começarmos, mais rápido colheremos os frutos. Mesmo sem uma vasta experiência é possível ajudar as empresas e ser bem remunerado por isso.
COMO COMEÇAR SEM EXPERIÊNCIA
1. Se especialize em conhecimento
Você pode até não ter experiência, mas é muito importante se especializar na área. E não estou falando que seja necessário que você tenha uma formação em recursos humanos ou uma especialização para ser um consultor, mas sim possuir o conhecimento necessário para ter segurança de sua atuação e transparecer esta segurança para o cliente. Isso pode facilitar – e muito – a sua vida, pois você terá conhecimento específico da área.
Claro que pelo fato de inicialmente você estar buscando o conhecimento na área e ainda não ter a experiência, você terá que optar por começar seu portfólio com serviços mais simples. Vá aperfeiçoando e aumentando seu portfólio com o tempo.
Existe uma diferença muito grande entre o conhecimento teórico que o ensino formal nos dá – como faculdades e pós-graduações – e o conhecimento de metodologia prática. O conhecimento teórico nos respalda sobre O QUE devemos fazer, já o conhecimento prático nos respalda sobre O QUE FAZER e também sobre o COMO FAZER.
Absorver o conhecimento correto nos permite ter acesso a um passo a passo estruturado que nos guia no momento de implantar algo que nunca implantamos antes.
2. Comece com um portfólio de serviços de entrada
O recrutamento e a seleção são ótimos serviços para começar a atuar. Eles envolvem menor risco operacional para a sua consultoria e menor risco financeiro ou jurídico para a empresa. Além disso, você deverá oferecer uma garantia da vaga, o que diminuirá as chances de o cliente se prejudicar.
Comece com vagas que você se sente mais confortável em fazer, e somente após ganhar segurança aceite vagas de Diretoria, Gestão ou extremamente técnicas.
Além dele, você pode oferecer serviços que envolvem menos riscos e que são mais operacionais. São os serviços de porta de entrada, que poderão fazer o cliente te conhecer e abrir as portas para você.
Você também pode optar por prestar serviços para as consultorias ao invés de prestar para empresas. Realizando serviços como triagem de currículos, marcando entrevistas, enviando feedbacks aos candidatos, realizando controle de treinamentos em planilhas etc.
3. Consiga parceria com outros especialistas
Sobretudo no início do negócio, você não precisará contratar pessoas mas pode ser que você deseje oferecer serviços que naquele momento ainda não se sente preparado para executar. Uma ótima opção é fazer parcerias com outros profissionais que executam os serviços que você ainda não executa para que quando você consiga um cliente que tenha esta necessidade, este parceiro execute o serviço e vocês dividam os lucros do mesmo.
COMO COMEÇAR SEM DINHEIRO
Asset Light é um termo usado para designar uma estratégia de negócios em que a empresa mantém a menor quantidade possível de ativos, apenas aqueles de fato necessários para conduzir suas ações.
1. Para começar você não precisa de equipe
Não se prenda na ansiedade de que você precisará contratar pessoas para te ajudar. No início você conseguirá tranquilamente tocar seus projetos de consultor sozinho. Isso te poupará um capital inicial para contratação de pessoas e você pode ir contratando com o tempo, quando isso realmente se fizer necessário. Neste momento, a própria empresa já conseguirá arcar com o custo.
2. Você pode começar com um MEI
É importante sim você estar regularizado como consultor. E, por isso, deve abrir seu CNPJ para ser capaz de emitir Notas Fiscais para seus clientes e gerir sua empresa de forma profissional.
Porém, para começar, você precisará somente de um MEI (Micro Empreendedor Individual), que é primeira categoria de modalidade de empresa. Neste caso, você poderá faturar até 81 mil no ano e não pagará impostos.
A boa notícia é que para abrir um MEI você nem precisa de contador. É extremamente simples de abrir e você mesmo consegue a partir de uma pesquisa rápida.
3. Home Office
A maioria das etapas dos serviços podem ser realizadas de forma online. Além disso, quando existir alguma necessidade de algo ser feito fisicamente, pode fazer no próprio cliente ou optar por alugar uma sala por alguns dias. O que te poupará muitas despesas e facilitará sua operação.
17 de dezemro
Como começar sua Consultoria de RH sem experiência e sem dinheiro