30 de Maio
23 ações de endomarketing para o final de ano nas empresas

Com suas luzes, presentes, árvores, ceias e tradições, o Natal nas empresas está chegando novamente para unir os colaboradores nas confraternizações de fim de ano. Por mais que o ano tenha sido turbulento para alguns, o clima do Natal envolve as pessoas e renova as esperanças, nos faz refletir sobre o que aconteceu e planejar novos hábitos e objetivos para o próximo ano.

Reunimos dicas de decoração, ações de endomarketing, gamificação e ainda materiais para reflexão sobre o ano que passou. Todas essas ideias são para inspirar suas campanhas de Natal e fim de ano na empresa e fugir do mesmo.

Sempre lembramos por aqui a importância das ações de endomarketing e as vantagens que ela proporciona ao negócio, pois influencia no bem-estar dos colaboradores, deixando-os mais felizes e melhorando o clima organizacional.

1.     Natal e Final de Ano nas empresas

As tradições de fim de ano são sempre ótimas opções para não deixar a data passar em branco e promover o clima de esperança e renovação que a época proporciona.

Desde a decoração à famosa confraternização com amigo secreto, todas as ações de Natal e fim de ano nas empresas proporcionam momentos importantes para unir todos os colaboradores com seus familiares, realizar dinâmicas e trocar presentes.

2.     Dicas de decoração

A decoração de natal e ano novo nas empresas vai influenciar no quanto os colaboradores vão se envolver nas atividades de fim de ano, pois ela deixa a empresa no clima natalino, mudando aspectos da rotina e ao mesmo tempo motivando a todos.

3.     Dicas de presentes e benefícios

Os presentes de fim de ano são uma prática muito comum nas organizações, pois é uma forma de reconhecer a dedicação e empenho dos colaboradores durante mais um ano. A melhor forma de acertar no presente é pedindo sugestões aos líderes, que têm contato mais próximo com seus times. Mas se não for possível identificar o que os colaboradores querem ganhar, aqui vão algumas dicas:

·       Conceder recesso entre Natal e Ano Novo;

·       Cestas de Natal com guloseimas, bebidas, panetones, etc;

·       Ingressos para eventos culturais;

·       Pedras energéticas;

·       Difusores pessoais e essências;

·       Vidrinhos com sal grosso para proteção;

·       Cartão do Presidente;

·       Vale Presente;

·       Doces em geral;

·       Sorteio de viagens;

·       Um quadro com lettering de Natal.

4.     Luzes do departamento

Baseado nas tradições dos Estados Unidos em que os vizinhos decoram suas casas para o Natal e competem amigavelmente para ter a casa melhor decorada, você pode incentivar os departamentos a realizarem esta ação. Promova a competição do departamento melhor decorado ou então da melhor árvore de Natal e premie os melhores lugares. Esta ação incentiva o trabalho em equipe e trabalha o engajamento entre os colegas, além de deixar a empresa ainda mais bonita para as festas de fim de ano.

5.     Natal solidário

O final do ano sempre é marcado pelas ações solidárias. O clima do Natal acaba inspirando as pessoas a fazerem o bem, e de alguma forma tentam deixar o Natal de todos um pouco mais feliz. Existem muitas opções e maneiras de ajudar, desde arrecadação alimentos, brinquedos, roupas, ou promovendo uma ceia em uma comunidade carente. O importante mesmo é envolver todos os colaboradores na ação.

Além de mudar o final de ano de alguém para melhor, quem se envolve neste tipo de ação também favorece a si mesmo com o sentimento de dever cumprido, gratidão renovada e uma visão mais ampla da vida, para começar o próximo ano observando os detalhes simples, que são os que fazem a diferença.

Além disso, quando a organização promove uma ação solidária, o colaborador que apoia este tipo de causa acaba criando conexões muito fortes com a empresa, pois ocorre uma sintonia de valores pessoais e organizacionais.

6.     Árvores de Natal Temáticas

A árvore é um dos mais importantes símbolos natalinos. A simbologia das árvores em geral diz que ela é representada por um eixo vertical que une o mundo espiritual, psíquico e material. Mas independente de seu significado, a árvore de Natal está presente em praticamente todo o comércio, empresas e em muitas casas. Por isso, você pode utilizar desta simbologia para desenvolver algumas atividades entre os colaboradores. Veja alguns exemplos:

·       Árvore de Natal da leitura

Peça que os colaboradores tragam livros para montar uma árvore de natal da leitura. Além de engajar os colaboradores para montar a árvore em conjunto, a conversa sobre os livros acontecerá naturalmente. Além disso, você pode incentivar que eles troquem livros entre si quando chegar a hora de desmontá-la.

·       Árvore de Natal de lembranças

A árvore de Natal de lembranças pode ser feita em uma parede dos corredores, refeitório ou hall de entrada. Imprima fotos tiradas durante o ano, dos colaboradores trabalhando, em eventos, atividades e dinâmicas. Elas podem ser coloridas ou em preto e branco, juntas com luzes e uma estrela, formam uma linda árvore que também servirá como um mural de lembranças para todos refletirem sobre o ano que passou.

·       Árvore de Natal do carinho

Para realizar a árvore de Natal do Carinho, você pode utilizar a árvore da decoração e disponibilizar cartões e canetas ao lado dela para que os colaboradores escrevam seus recados. Após escrito, eles devem colocar o nome do destinatário e colocar o cartão na árvore para que a pessoa encontre. Já realizamos esta ação e os resultados foram muito bons, muita troca de carinho e boas vibrações para o próximo ano.

·       Árvore de Natal colaborativa

Esta ação busca envolver todos na decoração da árvore. A empresa disponibiliza a árvore e convida a todos para trazerem enfeites, cartões, luzes, fotos, flores, seja qual for a sua escolha. A árvore ficará com uma parte de cada colaborador, promovendo o sentimento de união e reforçando que todos estão juntos em busca dos mesmos objetivos no ano que vai começar.

7.     Desafio de Natal

Para engajar os colaboradores e promover a integração não apenas na confraternização de final de ano, mas durante todo o mês de dezembro, você pode realizar desafios de Natal na empresa. Escreva desafios em pequenos pedaços de papel e coloque em uma caixinha perto da árvore de Natal. Peça para que cada colaborador retire um desafio e o realize até o final do ano.

Veja alguns exemplos de desafios que você pode propor:

·       Entregue cartões de Natal ao seu time;

·       Recite um poema natalino na festa de final de ano da empresa;

·       Organize a ornamentação de Natal do seu departamento;

·       Traga doces para dividir com os colegas;

·       Organize o amigo secreto da empresa;

·       Encontre contos natalinos para compartilhar com os colegas;

·       Compartilhe uma receita para o Natal.

8.     E-mail de fim de ano

Esta ideia é para a gestão. Em um e-mail formatado na temática de ano novo, coloque os principais números do ano como metas batidas, número de vendas, novos clientes, novos colaboradores, eventos marcantes, prêmios conquistados, ou seja, um resumo das memórias importantes do ano. Ao final, você ainda pode colocar um link que direciona ao presente surpresa como reconhecimento pelas conquistas de todos.

9.     Quiz de Natal

gamificação é uma ótima escolha para engajar e interagir com os colaboradores. Divulgue perguntas em forma de quiz sobre o significado dos símbolos natalinos, por exemplo.

10.  Lembranças para renovar

Crie um template para recordar tudo que aconteceu no ano. Divulgue com pequenos textos e fotos das principais conquistas, metas batidas, eventos, momentos importantes para os colaboradores e para a empresa.

11.  Curiosidades natalinas

Em uma vinheta ou template temático, divulgue as curiosidades sobre a data, como é comemorado em outros países, significado dos símbolos, cores e origem.

12.  Os melhores do ano

Divulgue os destaques do ano: melhor vendedor, departamento com melhores resultados, produto mais vendido, são várias opções. Desta forma você agradece o trabalho dos colaboradores e reconhece o que foi realizado durante o ano.

Dependendo do número de colaboradores da sua empresa, você pode incluir toda a empresa na lista de reconhecidos. Crie categorias com as melhores características de cada um, como por exemplo, “Colaborador mais gentil”, “Sorriso mais contagiante”, “Melhor cafézinho”, “Risada mais alta”.

13.  O que é o Natal para você?

Pergunte aos colaboradores o que significa o Natal para cada um deles e divulgue. É comum que nas empresas, pessoas de diferentes criações e culturas trabalhem juntas. Dessa forma, datas comemorativas grandes como o Natal e o Ano Novo podem ter um significado diferente para cada um. Incentive a troca de informações e o entrosamento do seu time!

14.  Filmes e séries de Natal

Peça aos colaboradores que indiquem filmes de Natal para assistir com a família e aproveitar os feriados ou recesso de final de ano. Divulgue as sugestões.

15.  Amigo secreto

O amigo secreto, amigo oculto ou amigo x é uma tradição comum entre muitas empresas. Você pode utilizar os canais de comunicação para divulgar esta ação e estimular a adesão de todos na campanha, ou ainda, para divulgar o perfil dos colaboradores participantes juntamente com o presente que eles desejam receber de seu amigo ou amiga secreta.

16.  Dicas de festas

Peça que os colaboradores encaminhem dicas de locais para comemorar o Natal e o Réveillon e divulgue. A procura por lugares diferentes e especiais nessa época do ano é grande, e nada melhor do que propor ao time uma ajuda coletiva para organizar as comemorações!

17.  Desejos para o ano novo

Crie uma vinheta ou template especial e divulgue desejos de final de ano da Presidência aos colaboradores. Compartilhe frases de incentivo e agradecimento pelo ano que passou. Outra opção ainda é pedir que os colaboradores enviem seus desejos e então divulgar.

18.  Cartão de Natal dos filhos

Para integrar a família nas ações de final de ano da empresa, você pode pedir para que os filhos dos colaboradores façam desenhos de Natal e então divulgá-los. Esta proximidade com a família dos funcionários promove o bem-estar e melhora o Clima Organizacional.

19.  Playlist colaborativa de Natal

Todo ano novas músicas natalinas são lançadas, mas também existem as clássicas que sempre são lembradas. Peça sugestões de músicas natalinas aos colaboradores e divulgue. Depois, você ainda pode criar uma playlist no Spotify e utilizá-la para animar a confraternização de fim de ano.

20.  Confraternização de Natal e fim de ano nas empresas

Faça uma confraternização para comemorar estas duas datas tão importantes. Utilize os canais de comunicação para divulgar as informações sobre a festa ou confraternização de Natal e fim de ano da empresa. É importante agradecer pela dedicação e trabalho duro dos colaboradores ao longo do ano e celebrar as metas alcançadas. Um time bem integrado e bem relacionado traz resultados mais altos para a própria companhia!

21.  Superstições para a virada

Muitas pessoas realizam simpatias e rituais de fim de ano para atrair boas vibrações, dinheiro e felicidade para o ano que vai iniciar. Divulgue as superstições mais famosas, você também pode pedir sugestões dos próprios colaboradores.

22.  Significado das cores para a virada

Para muitas pessoas, as cores das roupas para a hora da virada também são uma forma de atrair coisas boas para o próximo ano. Divulgue o significado de cada cor de uma forma divertida e comemorativa.

23.  Reflexões de fim de ano

É muito importante analisarmos tudo que foi feito, os objetivos que foram alcançados, os que não foram e também refletir sobre os aprendizados. E para isso você pode criar um material para distribuir aos líderes e que estes, em reuniões com seus times, anotem e discutam sobre tudo que aconteceu no ano que está acabando.

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