31 de Maio
Você sabe conduzir uma dinâmica de grupo corretamente? Saiba como essa ferramenta pode ser sua aliada no RH

As Dinâmicas de Grupo são velhas conhecidas do profissional de RH. Elas são utilizadas em processos seletivos, mas também podem ser utilizadas em treinamentos internos. Servem principalmente como uma ferramenta de confirmação do que foi observado e constatado das informações colhidas durante todo o processo seletivo. Não devem ser usadas como único ponto para decisão de uma aprovação ou reprovação, por exemplo.

Dinâmicas de Grupo X Jogos por Competências

Existe uma diferença simples entre jogos e dinâmicas, recursos bastante utilizados em processos de Recrutamento e Seleção: os jogos são mais estratégicos, pois têm aprofundamento maior no conteúdo e na simulação dos cenários aos quais os participantes estarão expostos.

Toda dinâmica é um jogo, entretanto, as dinâmicas têm duração mais curta, são mais rapidamente aplicadas. Tanto é que muitas delas são utilizadas como quebra-gelo no início de um evento. Mas, para analisar comportamentos, a escolha por um jogo ou por uma dinâmica depende, unicamente, da estratégia traçada pela empresa.

Também podem ser usadas para a integração de novos profissionais, nos treinamentos e engajamento dos colaboradores.

Pontos a serem observados:

  • As competências comportamentais mapeadas e definidas
  • Iniciativa / Passividade
  • “O conversador” – desfoca o grupo e falta de atenção
  • Individualismo / Equipe
  • “O estrela” – capacidade de ouvir e dividir créditos
  • Respeito ao espaço do outro
  • Segurança

DINÂMICAS DE GRUPO

A dinâmica de grupo é a etapa do processo seletivo que procura avaliar as habilidades do candidato, por meio de jogos e atividades que simulem a rotina da função que o profissional quer exercer.

O papel da dinâmica é criar o ambiente mais natural possível, para que o candidato à vaga fique à vontade e reaja naturalmente diante dos desafios e situações apresentadas. Sua reação indica a preparação para o cargo, incluindo não só competências técnicas, como também aspectos comportamentais e facilidade para o trabalho em equipe.

Como estruturar uma Dinâmica

  • Verifique quais competências pretende observar

A escolha da dinâmica mais adequada para a observação das competências é um pré-requisito fundamental.

  • Organize grupos pequenos

Aconselha-se a realização de dinâmicas com no máximo 15 pessoas, para que possa ser feito um acompanhamento mais próximo e evitar o excesso de informações.

  • Conheça os candidatos com a apresentação

A apresentação é a primeira coisa a ser realizada e vai ajudar a conhecer os candidatos, além de permitir observar características como desembaraço e postura diante das situações.

  • Entenda qual é seu público alvo

É também muito importante adequar o tipo de dinâmica ao seu público alvo para atingir resultados esperados sem agredir os candidatos e sem expor demasiadamente.

  • Realize uma dinâmica específica relacionada ao trabalho

Essa etapa vai variar de acordo com a atividade que o candidato vai exercer ao ser contratado. Pode ser usada a simulação de vendas na disputa de vagas comerciais, ou a apresentação de ideias para cargos em que a pessoa vai representar a empresa.

Procure replicar uma situação que acontece frequentemente durante o trabalho. Essa representação vai servir de laboratório para mostrar como seria o comportamento do candidato se ele já fizesse parte do quadro de funcionários.

  • Faça uma atividade de encerramento

A última etapa é solicitar um feedback dos participantes, perguntando a sua opinião sobre as técnicas, em qual fase se sentiram mais à vontade e quais foram as suas impressões.

Nessa fase, é essencial deixar os profissionais à vontade, para que eles não tenham medo de que a sua opinião possa influenciar os resultados da seleção.

  • Etapas de aplicação de uma Dinâmica

A) Atividade de apresentação

B) Explicação das regras da dinâmica

C) Abertura de espaço para perguntas 

E) Definição do tempo para cada etapa

F) Desenvolvimento do jogo.

H) Atividade de encerramento

JOGOS POR COMPETÊNCIAS

Na metodologia de Avaliação com foco em competências, o jogo é uma ferramenta de observação de comportamentos específicos.

O que é um jogo

O jogo é uma atividade que envolve o físico e o mental, de uma forma divertida, mas tendo um ou mais comportamentos específicos a serem empregados espontaneamente e observados. Para apresentar bons resultados, o coordenador do jogo deve estar muito bem preparado para conduzir a atividade, bem como ter clareza das competências a serem observadas e os critérios a serem utilizados juntamente com o observador.

Vantagens

  • Mantém a motivação do grupo
  • Torna a atividade divertida
  • Facilita a observação de competências específicas no repertório comportamental.
  • Facilita a observação do comportamento verbal e não verbal
  • Estimula a modalidade em sala
  • Em grupos, promove a integração e descontração

Como estruturar um Jogo

  • Verifique quais competências pretende observar

A escolha do jogo mais adequado para a observação das competências é um pré-requisito fundamental.

  • Entenda qual é seu público alvo

É também muito importante adequar o tipo de jogo ao seu público alvo para atingir resultados esperados sem agredir os candidatos e sem expor demasiadamente.

  • Seja criativo

Podemos substituir recursos materiais de alto custo por outros, com a mesma qualidade, causando o mesmo impacto.

  • Prefira a Simplicidade

Ao optar por criar um jogo, é importante verificar seu nível de complexidade. Atividades simples, mas que envolvem processos desafiantes, podem trazer melhores resultados do que aquelas super complicadas que levam à frustração por não serem passíveis de realização.

  • Verifique o espaço disponível para a atividade

Por ser uma técnica em que os participantes se movimentam e estão dispostos em equipes, os jogos exigem mais espaço do que outras metodologias.

  • Etapas de aplicação de um jogo

A) Apresentação do cenário simulado; momento em que o facilitador situa o grupo no contexto antes do início das atividades.

B) Explicação das regras do jogo

C) Informações sobre papéis (se for o caso)

D) Abertura de espaço para perguntas sobre o jogo

E) Definição do tempo para cada etapa do jogo

F) Desenvolvimento do jogo.

O papel do facilitador

  • Atuar como um educador
  • Identificar e atuar dentro das necessidades do grupo
  • Reconhecer e proporcionar atividades segundo as fases do grupo
  • Encorajar a ação
  • Reforçar o processo segundo os passos do ciclo da aprendizagem vivencial

UTILIZAÇÃO

  • Em processo seletivo:

Quando as competências comportamentais que forem ser analisadas forem mais facilmente demonstradas em grupo.

  • Em treinamentos e palestras:

Podem ser utilizados como quebra-gelo; técnica de apresentação; técnica de integração; técnica de relaxamento; técnica de capacitação.

  • Identificação de Liderança

Gestores podem promover dinâmicas periódicas para avaliar quais colaboradores têm perfil de liderança ou outros atributos desejados para ascender a outros cargos dentro da empresa.

CONCLUSÃO

Seja qual for a finalidade, é necessário comunicar bem aos participantes o que será feito e o que se pretende atingir, para aumentar o engajamento da equipe na atividade.

E o facilitador precisa ser o primeiro a compreender a importância da atividade para a organização.

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