31 de Maio
Saiba como o faturamento de um Consultor de RH Black pode passar de R$ 10.000 por mês

O mercado de Consultoria de RH está em constante expansão no Brasil e é possível se aprimorar para ser um Consultor BLACK: aquele que fatura mais de R$ 10.000 por mês com seus serviços. Para isso, é preciso realizar uma pesquisa de mercado completa e saber como precificar seus serviços da maneira correta. O que um Consultor de RH ganha por mês não necessariamente é o que a Consultoria ganha. A consultoria é o seu negócio e, por isso, precisa de caixa e de investimento.

O que o Consultor de RH ganha é na verdade o que chamamos de pró-labore. Este é um termo usado para descrever o salário que a empresa paga para você, e é com este dinheiro que você pagará suas contas pessoais (que devem ser separadas das contas da empresa).

A verdade é que a minoria dos Consultores pensa assim e, por isso, sentem que estão sempre em uma montanha russa por falta de planejamento e entendimento de negócio.

PRECIFICAÇÃO

A precificação é uma parte importante deste fator, já que é o responsável por determinar o quanto entrará no caixa da sua empresa. Listei abaixo os principais erros que as consultorias cometem em suas precificações:

  • Copiar sem analisar o que é melhor para você
  • Não fazer cálculos em cima do seu negócio
  • Não avaliar caso a caso

Isso faz com que as empresas saiam no prejuízo com a prestação dos seus serviços, gastando mais horas e com mais custos do que o valor cobrado. Veja abaixo quais as formas erradas de precificar:

  • Cobrar em cima de um valor de salário do cargo
  • Cobrar em cima de uma quantidade de cargos da empresa

Fatores que influenciam na precificação de serviços:

  • Autoridade e reconhecimento no mercado
  • Resultados comprovados
  • Depoimentos e provas sociais do seu trabalho
  • Diferencial no serviço

A forma estratégica de precificar seu serviço tem que levar em consideração todos estes itens citados abaixo:

PREÇO = CUSTOS + LUCRO

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Além disso, é necessário incluir o mercado em que você está inserido. Isso muda de região para região, e por isso, veja os fatores que influenciam o preço do seu serviço:

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Sempre vai existir alguém que vai cobrar mais barato que você. Então seu foco não deve ser o preço mais barato (até porque isso pode ser visto como falta de qualidade ou disponibilidade demais). Seu foco deve ser em prestar um serviço diferenciado das demais consultorias – aumentar seu valor para o seu cliente. 

MÉDIA DE SERVIÇOS

Vamos falar especificamente dos serviços considerados “porta de entrada” para que o cliente te conheça e que são mais acessíveis e, portanto, possuem uma maior liquidez.

Vou trazer algumas ideias de médias de mercado, porém lembrando que isso depende de mercados, de quantidade de horas que você irá dedicar ao serviço, dos seus custos fixos, custos variáveis e da quantidade de lucro que deseja. Outro lembrete importante é que esta visão é de serviços que são realmente bem feitos, prestados com diferencial e dentro da metodologia de Gestão por Competências.

  • Descrição de Cargos: 5.000,00 – 15.000,00
  • Identidade Organizacional: 2.000,00 – 4.000,00
  • Recrutamento e Seleção: 500,00 – 10.000,00
  • Avaliação de Perfil: 500,00 – 1.500,00
  • Diagnóstico Organizacional: 5.000,00 – 15.000,00

A IMPORTÂNCIA DAS METAS E MÉTRICAS

Cuide da ansiedade e permaneça com uma meta. Afinal, se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Lembrando que é um processo que precisa ser organizado e planejado em cima da sua realidade: tempo de dedicação ao negócio, sua região, seu desejo.

Meta SMART: Específica, mensurável, atingível, relevante, temporal.

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Lembrando que a linha de chegada é uma nova partida.

MARCOS DE DESEMPENHO

Ter metas é tão importante que criei marcos para meus alunos para que fique claro a jornada em direção a ser uma Consultoria Black.

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