17 de dezemro
O Plano de Negócio da sua Consultoria de RH

Para que qualquer empresa seja bem sucedida, seja ela uma multinacional ou um empreendimento individual, é extremamente importante que se tenha em mãos um Plano de Negócios bem estruturado. Esse documento é o coração da empresa e vai nortear os rumos que serão tomados em diferentes ocasiões.

Em uma Consultoria de RH não poderia ser diferente, já que somos um negócio, e é primordial que se comece por um planejamento bem feito. Separei pontos que considero fundamentais para essa estruturação:

SAIBA DO SEU PROPÓSITO

Por que você decidiu por RH?

Por que você decidiu empreender?

Como você gostaria que seus clientes te vissem?

Por que as pessoas deveriam pagar para você?

O que te motiva a fazer este trabalho e ajudar as empresas?

Por que você merece ser uma referência de RH na região?

Que tipo de profissional você quer ser?

PASSOS DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

1. Definição de dedicação do negócio

Dedicação integral ou renda extra? O que diferencia são o tempo e o esforço dedicados. Consequentemente o resultado muda, se atente ao que faz sentido para você.

Opção 01: Começar como uma renda extra

Comece devagar, caso ainda esteja trabalhando em um emprego fixo e não tenha ainda 100% de certeza do seu desejo de empreender. Neste primeiro momento, você pode começar a pegar alguns serviços de contratos menores como renda extra.

Assim, você vai automaticamente conseguir experienciar a rotina de um consultor de RH e analisar se você deseja tomar uma decisão definitiva ou se continuará com a atividade como renda extra apenas.

Opção 02: Viver de consultoria

Se você já sente mais segurança para dar o primeiro passo e se já tem um planejamento financeiro bem estruturado para investir nos primeiros meses, abra sua Consultoria de RH!

2. Pesquisa de mercado

A Pesquisa de Mercado é necessária para ter uma visão ampliada sobre a realidade do mercado no qual estamos nos inserindo. Assim, aumentam as chances de você conseguir traçar estratégias inteligentes para o seu negócio. 

Quanto mais dados, melhor a construção do seu modelo de negócio.

Essas empresas tem um nicho definido?

Essas empresas possuem alguma diferenciação?

Estão nas redes sociais e possuem uma forma clara de divulgação?

3. Diferenciação e posicionamento

Posicionamento é a forma com que você decide que seu público alvo vai ver você. Você vai ser reconhecido ou reconhecida por este posicionamento e é importante que ele seja intencional para que você tenha controle sobre a sua imagem.

Exemplos - A gestão por competências; Atendimento próximo do cliente; Customização do serviço às necessidades do cliente; LGPD.

4. Definição do nicho de atuação

É um direcionador de posicionamento. Quando você define um nicho, se torna especialista sobre aquela área em específico. Isso não significa que outras empresas não serão atendidas.
Porte;

Atividades da empresa;

Comportamento do cliente.

5. Definição de portfólio de serviços

Liste os serviços que você possui parceria ou domínio para executar. Além disso, pense no que seu cliente-alvo realmente precisa.

Sobretudo no início do negócio, você não precisará contratar pessoas, mas pode ser que você deseje oferecer serviços que naquele momento ainda não se sente preparado para executar. 
Serviços Pessoa Jurídica:

Descrição de Cargos e Mapeamento de Competências;

Diagnóstico Organizacional;

Recrutamento e Seleção;

Avaliação de Perfil;

Treinamento e Desenvolvimento;

Avaliação de Desempenho;

Pesquisa de Clima Organizacional;

Plano de Cargos e Salários;

Gestão de Desligamento.

Serviços Pessoa Física:

Coaching;

Recolocação Profissional/Outplacement;

Mentorias.

6. Definição de estrutura de atuação

A empresa terá sede física ou atuará como home office?

Opção 01: Local do escritório

Opção 02: Organização do espaço home office

Regiões de atuação da empresa 

Apenas na sua região?

Em regiões próximas?

Em outras regiões mais distantes ou a nível Brasil?

7. Definição de cultura

Uma vez que você os define, está pronto para planejar o futuro e determinar como chegará lá. Missão, visão e valores formam o tripé que confere identidade e propósito para uma empresa. 
Sem esse tripé, é praticamente impossível construir um planejamento estratégico e guiar as decisões feitas dentro da empresa de modo a atingir os resultados esperados.

MISSÃO

É o propósito da empresa, o motivo pelo qual ela existe. A missão deve refletir aquilo que a organização tem de especial e a diferencia das demais, o chamado “proposta de valor”. É difícil que a missão de uma empresa mude ao longo do tempo.

VISÃO

É a declaração de onde a empresa quer chegar, um grande objetivo a ser alcançado a longo prazo. O objetivo é alcançar a visão e evoluir cada vez mais, portanto, ela muda com o tempo. 

VALORES

São os princípios a serem seguidos em todas as ações da organização. Também conhecidos como princípios, ditam a maneira que ela irá se comportar para cumprir os objetivos a longo prazo.

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