O mercado de Consultoria de RH tem crescido muito nos últimos ano e, por isso, se mostrou uma área com grande potencial. Diversos profissionais estão conciliando suas carreiras para a transição ou até mesmo investindo seu tempo no sonho do empreendedorismo como RH Externo. Mas esse caminho não é tão simples de ser percorrido: a maioria esmagadora dos Consultores de RH cometem 5 erros principais no momento de divulgar seus serviços para potenciais clientes e perdem muito com isso. Confira quais são esses erros e como evitá-los.
1. FOCAR EM SOMENTE UMA PARCELA DE POTENCIAIS CLIENTES
A maioria das pessoas que trabalham ou querem trabalhar com consultoria buscam a oportunidade de viver de forma intensa a profissão que escolheram e se formaram, ou seja, realmente amam o que fazem, e a boa notícia é que é muito mais fácil vender algo que você conhece profundamente, que você mesmo faz e que desperta aquele famoso “brilho” em seu olhar enquanto fala com o potencial cliente.
MAR AZUL – Enquanto todos os seus concorrentes estão focando nas empresas que querem e precisam do serviço, existe um mar azul não explorado onde é possível surfar sem concorrência e com maiores possibilidades.
2. USAR SOMENTE UM CANAL DE DIVULGAÇÃO
- Rede de relacionamentos;
- Palestras;
- Indicação;
- Redes sociais/Marketing Digital;
- LinkedIn;
- Parcerias com outros profissionais de outras áreas para indicação recíproca;
- Frequentar eventos onde empresários e líderes se encontram no seu nicho – forma de abordagem;
- Prospecção ativa.
3. VENDER SOMENTE PARA O LADO RACIONAL DO CLIENTE
Vendas transacionais X Vendas consultivas
a. Transacionais:
- Vendas das atividades do comércio;
- O potencial comprador tem clareza do que ele precisa e ele encontra um produto disponível para comprar;
- Uma venda rápida de transação – te dou o dinheiro e você me dá o produto;
- Não implica relacionamento entre comprador e vendedor;
- Foco no preço – venda rápida e fria.
b. Consultivas
- O comprador muitas vezes não sabe o que quer ou o problema que tem;
- Processo de educação do vendedor de instruir o comprador de que ele precisa daquela solução;
- Construção de relacionamento e vínculo de confiança;
- Requer mais esforço;
- Necessário customização e entendimento do contexto do negócio;
- Foco no relacionamento e solução - venda mais demorada e complexa;
Neurociência
Precisamos entender o funcionamento do nosso cérebro. Neste caso não poderíamos deixar de falar sobre o grande neurocientista Paul MacLean, que criou uma teoria que até hoje é muito estudada: o cérebro trino. Foi descoberto que o cérebro possui 3 áreas. Cada uma delas reage de uma forma na tomada de decisão. Então quando tomamos uma decisão ela sempre acontece em um conjunto das 3 áreas.
- Cérebro reptiliano (Tronco encefálico):
Instinto de sobrevivência; sem muito racional; impulso (sem pensar); medo.
- Cérebro mamífero (Cérebro límbico):
Atrelado as emoções, experiências passadas, sensação que vivenciou e que influenciam as reações em situações parecidas do futuro.
- Cérebro Humano (Cérebro neocórtex):
Essa região é responsável pelos pensamentos mais complexos. Tudo que exige de mim uma análise maior e racional na tomada de decisão.
Uma pesquisa recente aborda que 85% a 95% de toda a cognição acontece de forma inconsciente. Ou seja, todos os dias somente 5% das suas decisões diárias são feitas de forma consciente.
Por isso, não faz sentidos levar somente argumentos racionais para a abordagem do seu potencial cliente. É preciso entender sobre técnicas para gerar conexão emocional com o seu serviço e com o seu trabalho.
4. NÃO CONHECER SEU PÚBLICO ALVO
Dores, sonhos
Não conhecer o nicho do seu potencial cliente, os possíveis problemas mais comuns no seu ramo, oportunidades e sonhos do seu potencial cliente, o mercado que ele está inserido, as maiores dificuldades que ele enfrenta.
Objeções
Não conhecer as possíveis objeções que seu potencial cliente pode ter. O que são objeções?
- Um impasse que seu potencial cliente cria durante um processo de negociação;
- Um receio;
- Uma crença limitante;
- Dúvidas.
Esse impasse pode paralisar a venda, pois ninguém compra nada inseguro. Nem sempre a objeção é ruim – se ele está criando uma objeção, significa que você despertou o interesse dele. Saber disso é um diferencial para você, pois a maioria dos consultores nunca estudaram sobre objeção.
5. NÃO ANUNCIAR NA INTERNET
Acontece que hoje em dia, para escalar um negócio é preciso anunciar. Fazer com que sua mensagem chegue a um número maior de potenciais clientes. Assim, é possível escalar seu negócio e tornar seu crescimento sustentável a longo prazo.