17 de dezemro
Como o RH pode preparar líderes para darem feedback

Feedback é o retorno que esclarece, posiciona, mostra caminhos, estabelece metas de aperfeiçoamento, reconhece e valoriza as pessoas pelo que elas fazem ou pela forma como se comportam.

Feedback é uma resposta dada a um profissional com o intuito de estimulá-lo. Uma avaliação que pode ser positiva, construtiva ou negativa. Essa ferramenta é eficiente por permitir que a comunicação flua melhor dentro do ambiente corporativo.

Antes de mais nada, gostaria de me apresentar! :)

Meu nome é Elissandra da Mata e eu ajudo profissionais de RH a se tornarem referência como generalistas no modelo de gestão de pessoas mais estratégico da atualidade.

Existem diferentes formas de abordar o colaborador e adotar o feedback dentro de uma empresa. Quando incluída na cultura organizacional, pode-se potencializar as ações e conseguir resultados que impactam a performance e o clima do ambiente de trabalho.

Trata-se de uma resposta oferecida ao colaborador como forma de estímulo. O objetivo é levar o interlocutor a entender mais sobre o seu comportamento dentro da empresa, mostrando como ele foi interpretado ou recebido pelo próximo.

Portanto, o feedback é um meio de comunicação, é uma demonstração de investir na relação entre empresa e colaborador para que haja o aprendizado constante e melhor desenvolvimento profissional.

Além disso, vale ressaltar que o feedback é composto por mais do que palavras. Por isso, o tom de voz, o momento, o ambiente e a linguagem não verbal estão envolvidos no meio dessa comunicação. Logo, tome cuidado para não expressar algo inadequado.

Veja como o feedback pode ajudar a melhorar o ambiente corporativo:

Motivação para a equipe: os profissionais, sejam eles líderes ou liderados, terão a oportunidade de saber onde estão acertando e errando;

Ferramenta de escuta: falar é bom, mas aprender a ouvir pode ser transformador. Com o feedback é possível aprender essa habilidade e ensinar o próximo. Portanto, é uma ferramenta de grandes mudanças positivas dentro de um ambiente corporativo;

Melhora o desempenho: por meio do feedback, o colaborador ou gestor tem a chance de aprimorar suas habilidades e melhorar o seu profissional;

Processo de aprendizado: esse meio de comunicação é uma via de aprendizado para todas as partes envolvidas, pois, por meio de uma conversa aberta e sincera, é possível corrigir várias falhas que, em muitos casos, passam invisivelmente.

Confira quais são os benefícios do feedback para a sua equipe:

Proporciona uma maior proximidade entre o gestor e o colaborador;

Dá mais confiança para o profissional, pois ele se sente seguro e sabe que pode contar com a ajuda do seu líder, bem como da empresa para melhorar o seu desempenho;

É um alerta que dá a chance ao colaborador de aprimorar as suas habilidades ou tomar conhecimento sobre alguma ação que não foi positiva, evitando ser surpreendido com uma possível demissão;

É uma maneira de ter um feedback de mão dupla, afinal, se há algo atrapalhando o relacionando entre o gestor e o colaborador, é possível que o líder tenha conhecimento de alguma atitude que não seja positiva;

Diminui o turnover dentro da empresa, pois, ao aplicar o feedback com periodicidade, a equipe tem chances de melhorar o seu desempenho e o meio de produção, além de mostrar a seu líder que está ao seu lado, apoiando seus passos e transformações;

Acompanhe os benefícios do feedback para os gestores:

Colaboradores sempre alinhados com os objetivos da empresa;

Aumento da produtividade da equipe;

Motivação dos profissionais;

Relação sólida entre gestores e equipe;

Gestores mais atentos ao que acontece ao seu redor, identificando corretamente os problemas e os corrigindo com assertividade.

FEEDBACK POSITIVO

Tem o objetivo de elogiar uma atitude de um profissional ou um comportamento que teve um impacto positivo. Ainda, mostra para esse colaborador que a empresa gostaria que ele repetisse essa atitude.
É demonstrar apreço e reconhecimento pelo o que as pessoas fazem de bom. É reforçar os pontos fortes para aumentar os comportamentos positivos nas pessoas.

É alimentar a autoestima, contribuindo para aumentar segurança, autoconfiança, otimismo, persistência, determinação, criatividade, poder de realização. É demonstrar que as pessoas são notadas, percebidas, apreciadas e valorizadas quando realizam coisas positivas.

Quando recebemos o feedback, entendemos como somos vistos pelo outro. O objetivo é aumentar a consciência e a autopercepção e, com isso, melhorar o relacionamento e o desempenho conjunto.

Exemplo:

Citar exemplos reais, vividos pela pessoa avaliada, é importante para que ela entenda do que se trata esse feedback. Portanto, se o colaborador bateu a meta de vendas estabelecida pelo gestor no mês e foi também elogiado por um cliente, ele precisa saber disso. Veja como você pode abordar esse feedback:

“Parabéns, você bateu a sua meta do mês e também foi elogiado pelo cliente X, pois foi atencioso em sua ligação. Continue assim!”

Dar o feedback positivo é detalhar a ação do colaborador para que ele entenda quais são os pontos fortes do seu trabalho. Portanto, mesmo que seja uma atitude simples, mas que tenha tido um impacto grande, elogie!

FEEDBACK CONTRUTIVO

Tem o objetivo de abordar algum comportamento ou atitude que obteve um impacto negativo e que deve ser trabalhado. Para tanto, é necessário dar a ele um caminho para conseguir melhorar em algo.
Criticar faz parte da comunicação. A crítica é a identificação de coisas que podem ser aperfeiçoadas, e a forma de comunicar esta crítica é o diferencial que pode afastar ou aproximar, demonstrar a intenção positiva de contribuir ou não.

É toda a informação específica referente a um determinado comportamento ou desempenho, que encoraja uma pessoa a melhorá-los, reforçá-los ou desenvolvê-los; portanto é positiva, de contribuir com melhoria contínua.

Exemplo:

Quando um colaborador tem uma atitude impulsiva ou descontrolada no meio de um atendimento, por exemplo, é possível mostrar a ele um caminho para melhorar. A abordagem pode ser:

“Percebemos que você está um pouco agitado nos últimos dias, podemos ajudar? Precisa conversar? É algo aqui na empresa que o incomoda? Às vezes, colocar os sentimentos para fora ajuda a melhorar nosso comportamento. No entanto, precisamos que você se comprometa a não deixar os seus impulsos falarem mais alto durante um atendimento. Conte conosco para o que necessitar”.

FEEDBACK DESTRUTITO

Esse é um tipo de feedback que precisa ser pensado com mais detalhes. Afinal, é uma conversa na qual você vai falar sobre algo que deve ser aprimorado. Não somente, será um comentário negativo, que explicará como uma atitude não foi legal dentro do ambiente de trabalho.

Normalmente, existem três tipos de feedback negativo:

Gestor para o colaborador;

Colaborador para o gestor;

Colaborador para colaborador.

É quando não existe um intuito de ajudar e sim de prejudicar o outro. Quando tem foco apenas em comportamentos e desempenhos negativos.

Quando as pessoas só se tornam visíveis através dos erros ou comportamentos negativos. O desempenho e comportamentos positivos são ignorados.

Quando há ausência de reconhecimento e valorização e ênfase nos erros e comportamentos inadequados. Quando atinge de forma negativa a autoestima das pessoas. Quando a autoestima das pessoas é rebaixada, tornando-as inseguras, pouco confiantes na sua capacidade de realização.

Este tipo de feedback é algo que queremos evitar.

FORNECENDO FEEDBACK

Em primeiro lugar devemos observar o equilíbrio das nossas emoções. Caso as emoções estejam alteradas não é o melhor momento para fornecer o feedback.

Após as emoções estarem equilibradas, seguir os seguintes passos:

Nos dirigimos diretamente à pessoa, olho no olho, com empatia e respeito.

Usamos uma comunicação positiva demonstrando desejo de contribuir.

Fazemos perguntas para entender o que o avaliado pensa e quais suas expectativas.

Seguimos o ditado: “Elogie em público e critique em particular”.

Ouvimos com atenção, empatia e respeito.

Estabelecemos metas de manutenção dos pontos altos, dando ênfase aos diferenciais de qualidade pessoal.

Abordamos os pontos a serem melhorados, ilustrando com dados reais.

Estabelecemos prazos fixados para reavaliação das competências que precisam de reforço.

Finalizamos a avaliação dando espaço para que o avaliado fale.

PILARES DO FEEDBACK

Há algumas estratégias importantes para oferecer um feedback de forma adequada:

Transparência.

A relação de confiança é construída com base na comunicação clara.

Foco no Desenvolvimento.

Pois os profissionais estão sempre em busca de evolução, não somente de elogios ou críticas.

Foco em fatos e dados e não em suposições.

É preciso se preparar adequadamente, pensar nos elementos para que o feedback seja construtivo e o mais objetivo possível.

Deve ser dado em tempo.

Ou seja, não pode esperar muito após a ocorrência de um fato para ter essa conversa com o profissional. É importante instituir uma cultura de feedback.

Se o feedback é para elogiar, que essa seja somente a finalidade. Mas se for corretivo, fale sobre a situação e mostre o caminho para que não ocorra novamente.

Pensar no tom a ser usado nessa conversa para que não se torne algo destrutivo e o colaborador enxergue a crítica como uma punição e não como uma forma de aprimorar o seu lado profissional;

CONSTRUINDO UM FEEDBACK ADEQUADO

É preciso que o gestor pense em todos os detalhes para que o seu liderado receba a mensagem de forma correta e não somente como uma crítica.

Contexto

É importante saber a realidade da situação que originou o feedback. Portanto, é necessário ser bem transparente e especificar o momento para gerar essa conversa, por exemplo: “na última semana ocorreu um comportamento que foi desfavorável”.

Comportamento

Além do contexto, é necessário informar qual tipo de comportamento foi ou não adequado dentro da situação. Assim o colaborador saberá onde precisa melhorar ou se a sua atitude foi correta.

Impacto

Ainda, é preciso explicar o impacto que determinado tipo de comportamento ou atitude causa dentro do ambiente corporativo. Afinal, toda ação tem uma reação. As consequências trazem aprendizados, portanto, o gestor precisa aprender a extrair a mudança que o colaborador necessita para passar a mensagem corretamente.

Expectativa

Para finalizar, feche a conversa mostrando as possíveis saídas para que essa situação não ocorra no futuro. Além disso, você pode perguntar ao profissional se ele tem outra forma de solucionar o ocorrido, agindo de maneira preventiva ao invés de corretiva.

ERROS

Assim como existem as atitudes corretas, é preciso ficar atento aos erros que precisam ser evitados na hora do feedback, por exemplo:

Levar o feedback para o lado pessoal.

Não ser específico e não estruturar corretamente o feedback;

Citar outros nomes no meio da conversa, de pessoas que não estejam presentes no local;

Os feedbacks construtivos devem ser aplicados de modo individual e não em público;

Trata-se de uma conversa séria, portanto, não deve haver piadas durante o feedback;

O feedback precisa ser aplicado com tempo, não pode ser algo corrido;

Falar em tom punitivo.

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Como profissionais de RH, devemos sempre ser uma classe unida! Porque quando o RH como um todo começa a ser mais valorizado no mercado, todos os profissionais ganham. E como fazer isso? Estimulando os colegas de profissão a gerarem resultados estratégicos para as empresas.

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