12 de Março
Como implantar projetos e subsistemas de RH quando a empresa não dá espaço.

Neste artigo vamos falar sobre:

Como implantar projetos e subsistemas de RH quando a empresa que você trabalha (ou presta serviços) aparentemente não da espaço para isso acontecer.

Esta falta de espaço pode ser por vários motivos:

1. Uma geração muito antiga no comando, que tem a cabeça mais fechada e que não se acostumou a investir em projetos diferentes e testar novas possibilidades de gerar mais resultados.

2. Falta de visão da liderança principalmente pela falta de clareza e conhecimento do que exatamente estes projetos são e como irão agregar.

3. Simplesmente por omissão, por nem saber que existem outras possibilidades.

4. Por não saber como e nem por onde começar, enxergar os novos projetos como muito complexos para pouco resultado. E ainda, achar que vai "tirar" muito tempo da equipe com isso.

Dentre outros...

Antes de mais nada, gostaria de me apresentar! :)

Meu nome é Elissandra da Mata e eu ajudo profissionais de RH a se tornarem referência no melhor modelo de gestão de pessoas da atualidade.

Normalmente existem muitos profissionais de RH que se encaixam nesta situação:

São aqueles profissionais que sabem o potencial que um RH estratégico tem, que gostaria de ser esse profissional, mas que ficam esperando a oportunidade cair do céu, ficam esperando a empresa pedir para que ele faça algum desses projetos, fica esperando a empresa investir em um curso para eles e ficam passivos.

Eu já ouvi de muitos profissionais de RH que já passaram por minha carreira:

"Ah Elis, mas a empresa onde eu trabalho não vai dar a oportunidade de implantar esse subsistema lá”

“Onde eu trabalho eles nunca vão querer fazer isso”

“Onde eu trabalho os líderes nunca iriam me ajudar a implantar isso”

E coisas do tipo...

Então se este é o seu caso, saiba que eu também já trabalhei em empresas que inicialmente se mostram fechadas a projetos de RH, e vou te dizer uma coisa que deve mudar sua forma de enxergar esta situação:

A responsabilidade e "culpa" não é só deles.

Comecei minha carreira em consultorias de RH, onde aprendi muito sobre recrutamento e seleção. No início estava super contente, mas com o tempo comecei a me sentir limitada. Eu queria atuar com todos os subsistemas e implantar projetos diferentes dentro das empresas.

Foi quando tive a oportunidade de trabalhar em uma empresa de médio porte e ser um RH interno. Nesta empresa, o RH era (como na maioria das empresas) também limitado ao recrutamento e seleção e até então eles não tinham um RH interno e atuavam apenas com consultorias terceirizadas.

Enquanto muitos poderiam enxergar ali uma limitação, eu vi uma página em branco, uma oportunidade de implantar tudo o que eu acreditava e mostrar o verdadeiro potencial de um RH estratégico.

Não foi nada fácil

Mas acho que é isso que vira a chave em nossa mente. Se só formes atrás do fácil ou do que está em nossa zona de conforto, provavelmente não cresceremos.

Naquele momento em minha carreira, meu grande desafio foi conseguir convencer a empresa a implantar o RH estratégico que eu acreditava e os projetos que eu tanto planejava.

E você deve estar pensando:

Ok, Elis... Mas, COMO?

Existe um ditado japonês que diz que:

se durante seus hábitos do dia a dia você estiver constantemente se preparando tudo vai dar certo quando você se deparar com uma situação de adversidade.

E o fato é que milhares de oportunidades para as mais diversas coisas passam na nossa frente todos os dias, mas nós não conseguimos enxergar todas elas porque nós não estamos preparados.

E o contrário também é verdade, quando a gente se prepara para algo, começamos a ver oportunidades que ninguém mais vê, várias portas começam a se abrir e as coisas começam a dar certo.

E para quem olha de fora (alguém que não está contextualizado) acha que foi a famosa sorte.

Isso pode ser exemplificado por aqueles profissionais que acham que é impossível implantar um RH completo e estratégico se não for com a ajuda de uma consultoria ou se não for em uma empresa que já tenha uma cultura de Gestão de pessoas avançada...

Quando na verdade eles não enxergam as oportunidades ou as oportunidades não chegam para elss pois ainda não estão preparados. E a medida quecomeçam a ficar imersos nesse mundo, também começam a ver quais portas existem.

Então o principal fundamento de um profissional desejado no mercado, que cresce, se desenvolve, se destaca e faz a diferença nas empresas é a atitude!

Atitude de se preparar para agarrar as oportunidades, de investir em si mesmo e em sua carreira, e de inclusive criar as oportunidades.
Partindo deste conceito, nós como profissionais de RH que somos responsáveis por criarmos as oportunidades de implantarmos os projetos de Gestão por Pessoas nas empresas.

Não podemos cobrar de pessoas que não são da nossa área o entendimento da importância que a nossa área tem!

É nosso papel fazer com que elas entendam o valor do que fazemos e os benefícios do que fazemos. É nosso papel mostrar o quanto estão perdendo em olhar pro RH como um departamento que só faz tarefas operacionais e resolve problemas que já estão instalados.

Se nós não fizermos isso, não só as empresas perdem uma grande chance de ter mais resultados com seu RH, como nós (profissionais de RH) também perdemos uma grande oportunidade de nos tornarmos estratégico e necessários, já que a imagem profissional está atrelada aos resultados que geramos.

Antes de exigirmos que o mercado nos valorize, nós primeiramente temos que nos valorizar...

Bom...Então para isso, eu vou te dar uma dica com alguns passos que eu utilizei naquela situação que contei mais acima e que vários alunos dos meus cursos online também já usaram e tiveram grandes resultados nas empresas onde trabalham.

Você irá agendar uma reunião com o gestor da empresa e montar uma apresentação com os seguinte pontos:

1. O que é exatamente este projeto que você deseja implantar?

2. Qual é a importância que ele tem para os resultados da empresa?

3. Quais os benefícios deste projeto e o que a empresa ganha com isto (da forma mais objetiva possível)?

4. Apresente o cronograma de implantação com as etapas do processo, as pessoas envolvidas e os prazos.

5. Exponha o valor que aquilo tem no mercado. Faça uma pesquisa de quanto uma consultoria externa cobraria para fazer este trabalho e mostre que eles não teriam este custo se apostassem em você.

6. Faça uma pesquisa nos concorrentes da empresa e veja quantos deles já possuem esse projeto. Caso a maioria dos concorrentes já tenha o projeto implantado, você pode utilizar o argumento de que vocês estão ficando atrás dos concorrentes. E caso a maioria não tenha o projeto implantado, você pode utilizar o argumento de que vocês seriam pioneiros, que sairiam na frente na atração e retenção de talentos.

Depois de fazer isto com o primeiro (e tendo implantado o mesmo), refaça isso com todos os outros subsistemas até que você tenha conseguido implantar todo o RH estratégico.

Com os resultados em mãos do primeiro projeto implantado, apresente para a diretoria! Utilize estes resultados para impulsionar a implantação do próximo projeto.

Empresas são focadas nos ganhos, nos lucros e elas sempre irão querer saber o que vão ganhar com aquilo.
Falar especificamente dos benefícios para os colaboradores é muito importante, mas colocar o lado estratégico do projeto com indicadores claros e mensuração de resultados é o que irá passar segurança para a empresa.

Isso vai te tornar um profissional imbatível no mercado, tornando inevitável seu crescimento e reconhecimento na área. Lembre-se:
Contra resultados não há argumentos.

Ao invés de "lutar" com palavras, mostre seus resutados.

Bora correr atrás dos resultados então?

Como profissionais de RH, devemos sempre ser uma classe unida! Porque quando o RH como um todo começa a ser mais valorizado no mercado, todos os profissionais ganham. E como fazer isso? Estimulando os colegas de profissão a gerarem resultados estratégicos para as empresas.

Por este motivo, compartilhe este artigo com seus colegas de profissão e vamos juntos abrir nosso espaço :)

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