17 de dezemro
Como fazer um Planejamento de RH efetivo

O QUÉ (CONTEXTO)

O planejamento de RH anual é o documento que traça as diretrizes do departamento de gestão de pessoas. Para construí-lo é preciso realizar um mapeamento de todas as ações na área de recursos humanos, para que estas estejam em sintonia com o plano estratégico da organização.
Por isso, o ponto de partida é realizar uma análise aprofundada de todas as necessidades da companhia, a fim de construir intervenções que valorizam a cultura organizacional, garantam um clima favorável e ajudam a impulsionar a produtividade.

BENEFÍCIOS

Dessa forma, o setor de RH atribui à sua atuação em fatos estratégicos e evita que as ações fiquem soltas ou se limitem à repetição de tarefas administrativas, que pouco contribui para o desenvolvimento das pessoas.

Assim como um plano de negócios, que impulsiona as atividades centrais da empresa, ao estabelecer um planejamento de RH as chances de você conseguir que os profissionais estejam alinhados com a cultura organizacional aumentam substancialmente.

Isso porque, por meio do planejamento, também é possível prevenir erros, sanar problemas e explorar potencialidades nos colaboradores, as quais certamente passariam despercebidas com a ausência de foco nessa questão.

Além disso, ao passo que o setor de RH passa a ter um papel fundamental do desenvolvimento do capital humano ― que é, em tese, uma de suas atribuições primordiais ―, ele ganha credibilidade na organização. Isso se dá uma vez que as ações passam a acontecer de forma sistematizada e os colaboradores começam a enxergar resultados efetivos em seu crescimento.

Como consequência, a imagem de que a empresa se preocupa com os colaboradores passa a ser propagada, o que é de grande auxílio para a retenção de talentos. Na esteira desse fato, observa-se uma diminuição do turnover e o aumento da atração de profissionais melhores qualificados para os processos de recrutamento e seleção.

O RH realiza processos de análise para encontrar as melhores ações a serem colocadas em prática para que todas as demandas de trabalho sejam cumpridas. Isso é fundamental para manter o alinhamento da equipe com os objetivos da empresa.

Ao contar com um time focado no planejamento de recursos humanos, a organização pode controlar os pontos fortes e fracos da equipe, identificando o que precisa ser melhorado. Dessa forma, pode colocar em prática ações para desenvolver seus funcionários.

COMO FAZER

Ao pensarmos no planejamento de RH anual, nós devemos ter em mente que todas as ações de gestão de pessoas precisam estar alinhadas com os objetivos e necessidades da empresa no que diz respeito ao capital humano do negócio.

Isso inclui respeitar as diretrizes da organização, compreender os interesses dos colaboradores e desenvolver uma série de ações de capacitação com o objetivo de reter talentos e manter os profissionais produtivos. Além, claro, de ter atenção às demandas para a realização de processos de recrutamento e seleção.

O papel do setor de recursos humanos (RH) nas corporações se transformou muito nas últimas décadas. Deixando de ser apenas uma área burocrática, o RH se tornou um núcleo com a missão de alinhar interesses empresariais ao bem-estar dos profissionais. Para que essa área possa promover suas atividades, ela tem que desenvolver o planejamento de RH.

O planejamento costuma ser feito no final do ano fiscal considerando o histórico do ano anterior. Mas muitas vezes dos outros anos também, acrescentando as expectativas e necessidades da empresa para o próximo ano.

Por isso, deve-se também realizar um estudo sobre qual seria a visão da área para o próximo ano e quais são os pontos de evolução da empresa para o próximo ano.

Um planejamento de recursos humanos envolve muitos aspectos, mas se eu preciso te dizer o que não pode faltar nele:

1. Análise anual

Vamos começar falando da análise anual. Ela consiste em passar um pente fino no RH, saber quais foram os acertos, os erros, o que mudou na empresa de um ano para o outro, quantos colaboradores entraram ou saíram, quantos conflitos existiram, e como está o clima organizacional da empresa. 

2. Definição de objetivos

O próximo passo é a definição de objetivos. Pensar em que o setor pode melhorar, o que ele precisa deixar de fazer e quais são os projetos que serão implementados no próximo ano. 

3. Analise o momento atual da empresa

Para que seu planejamento de RH ganhe a eficiência desejada, você precisará compreender a realidade atual do negócio e qual posicionamento o setor de RH deve tomar diante dela. Trata-se de fatores internos e externos que impactam na vida organizacional e que geram uma dinâmica diferenciada na atuação da empresa.

A partir disso, de maneira contextualizada, crie objetivos e metas claras que nortearão as ações ao longo do ano. É importante que essas metas sejam mensuráveis e tenham prazos determinados para seu cumprimento, a fim de gerarem resultados positivos.

4. Delimite as estratégias

Uma vez traçados os objetivos e metas, é importante determinar quais estratégias serão necessárias para modificar o cenário previamente identificado.

Por exemplo, se for constatado que a ausência de capacitação profissional está prejudicando o desempenho da empresa, é preciso implantar uma agenda de educação continuada dentro da companhia. Como será isso? Quais as ações de curto, médio e longo prazo que precisam ser implementadas? Ou, ainda, a empresa deseja abrir uma nova filial e deverá recrutar 300 colaboradores. Como será o processo seletivo?

5. Defina as métricas de avaliação

Para que você possa avaliar a eficiência do planejamento de RH é importante estabelecer métricas de performance. Elas devem ser escolhidas de acordo com seus objetivos e metas e apontar se as ações estão surtindo o efeito desejado. Veja alguns exemplos:

Indicadores de competências (habilidades esperadas para cada função);

Indicadores de desempenho (resultados individuais e coletivos);

Indicadores de liderança (se os colaboradores estão sendo direcionados positivamente);

Indicadores de cultura organizacional (satisfação dos colaboradores em relação ao clima e cultura organizacional);

Indicadores de rotatividade (turnover na organização);

Indicadores de treinamento (agenda de capacitação profissional);

Indicadores de recrutamento e seleção (eficiência dos processos seletivos).

6. Fazer uma reunião com os gestores

Um RH estratégico não pode atuar sozinho, suas atividades devem ser compatíveis com os objetivos dos demais gestores e ouvi-los é a primeira etapa para que o planejamento dê certo.
Cada líder tem sua dificuldade no setor em que atua e isso impacta diretamente nos resultados do negócio. Quando o RH atua em conjunto, a probabilidade das medidas serem eficazes aumenta consideravelmente e toda a empresa ganha com essa união.

7. Desenvolver planos de ação

Conhecer o que é planejamento de RH e aprender a desenvolvê-lo com o objetivo de formar as estratégias do setor de acordo com os propósitos corporativos é importante para que, assim, a empresa possa construir bases sólidas para seu crescimento e fortalecimento de sua marca.

A grande tarefa do Recursos Humanos é investir de forma adequada em seu corpo funcional, pois são eles o motor que move a instituição na direção correta. Portanto, desenvolver o profissional é valoroso para construir equipes motivadas, engajadas e produtivas, capazes de oferecer o melhor para a empresa, pois estão alinhadas com a cultura interna.

Definir um planejamento de RH é o primeiro passo para ampliar a atuação no departamento de forma contextualizada com a organização. Dessa forma, consegue-se integrar o setor e proporcionar resultados consonantes com os objetivos empresariais.

Os planos de ação consistem no conjunto de medidas estipuladas pelo RH no planejamento dos recursos humanos. Eles devem ditar as soluções para os problemas apresentados.

8. Estruturação do projeto

Depois de todas as metas serem definidas, é hora de montar o plano de ação, a estruturação do projeto, definir papéis dentro do RH, e estipular prazos. 

Uma boa dica é dividir os objetivos em longo, médio e curto prazo. Assim, sua empresa distribui todos os objetivos ao longo do novo ano e a chance de concluir todos é maior. 

A última etapa deste processo é mobilizar os colaboradores. É extremamente importante que esse projeto não fique somente no RH, e seja disseminado para os gestores de outras áreas, assim todos ficam alinhados com os caminhos que a empresa traçará no próximo ano.

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