30 de Maio
Cenário atual e mitos sobre o mercado de Consultoria de RH

É importante começar frisando que a área de RH é uma das que mais cresce no país, e praticamente quase todas as empresas ou profissionais de mercado já tiveram contato com algumas destas consultorias, não é mesmo?

A área de Recursos Humanos está em constante crescimento, pois as empresas e profissionais precisam de equipes eficientes de gestão de RH. Para investir no negócio, é preciso se preparar para o mercado e obter muito conhecimento através de cursos.

Na hora de montar o departamento de recursos humanos (RH), muitas empresas acabam não dispensando a atenção necessária. Alguns, inclusive, optam por terceirizar muitas funções do setor, mantendo uma equipe reduzida e economizando nos gastos. Por isso, começar uma consultoria de RH é uma oportunidade interessante de negócio.

Uma equipe engajada e competente é o maior diferencial de qualquer empreendimento, independentemente do seu segmento de atuação, pois são os próprios colaboradores que atendem os clientes finais e contribuem para que os objetivos organizacionais sejam alcançados.

Sabendo disso, muitos gestores já investem em consultoria de RH e colhem ótimos resultados. Muitas empresas recorrem à contratação de uma consultoria em RH, quando precisam melhorar o desempenho de suas equipes, visando alcançar bons resultados de negócios.

Entretanto, o funcionamento de uma consultoria de Recursos Humanos ainda não é claro para muitas companhias que poderiam ser beneficiadas pelos seus serviços. E isso mostra exatamente que existe uma grande oportunidade ainda não explorada de empresas que podemos mostrar nosso trabalho.

BENEFÍCIOS

  • Correção de problemas;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Prioridade para a gestão estratégica;
  • Estratégias inovadoras;
  • Redução de custos;
  • Auditoria;
  • Neutralidade.

DADOS MERCADO

Segundo dados do IBCO, nos últimos 40 anos o mercado global de consultoria cresceu a ponto de se tornar uma indústria multibilionária. A indústria não só cresceu em tamanho, atingindo estatura e alcance global, como também passou por vários ciclos de profissionalização, atingindo a sua maturidade e tornando-se um dos campos mais desenvolvidos em serviços profissionais.

Ainda de acordo com o IBCO, o negócio de Consultoria no Brasil se expande a taxas bem superiores às apresentadas em países mais desenvolvidos.

O Brasil é reconhecidamente o maior mercado de Consultoria da América Latina. Hoje o Brasil responde por quase 75% do faturamento da América Latina.

Uma característica distintiva da carreira em consultoria é a relativa imunidade às crises econômicas, o que tem por consequência a continuidade das contratações, aumentos e promoções mesmo em tempos difíceis para o mercado de trabalho em geral.

As consultorias ouvidas foram unânimes na constatação de que o momento difícil da economia brasileira não as afetou. Pelo contrário: elas têm aumentado as contratações e as promoções continuam acontecendo. “A crise incrementa a demanda pela resolução de problemas, que é aquilo que fazemos”.

CONSULTOR

  • PAPEL DO CONSULTOR

Desenvolvida por profissional autônomo, qualificado, que atua em um determinado projeto de forma independente, não vinculado à empresa. Apresenta uma vantagem em relação ao profissional interno, pois possui maior imparcialidade com a empresa pelo fato de não estar envolvido no dia a dia do cliente. Justamente por não estar envolvido, tem maiores chances e oportunidades de emitir opiniões, propor mudanças e correr riscos.

O consultor externo possui maior experiência prática que o profissional interno, por estar sempre em atividade em empresas diferentes, com problemas diferentes. Ainda, este pode estar livre de "vicios" praticados pela empresa, para uma visão diferente de problemas praticados pela empresa.

O consultor externo, ao contrário do interno, pode correr maiores riscos.

O profissional realiza diagnósticos e elabora processos com o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações. Com as informações levantadas, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Uma consultoria de Recursos Humanos é uma empresa especializada, que analisa o ambiente organizacional dos clientes, focando na gestão de pessoas e nas relações interpessoais, com o objetivo de elaborar um diagnóstico do cenário atual, identificar quais são os processos que precisam de ajustes e, por fim, propor estratégias para melhorar o desempenho da empresa.

Em outras palavras, a partir de uma visão externa, os consultores de RH analisam o relacionamento entre funcionários e gestores, para criar estratégias de mudanças que estejam alinhadas aos objetivos da empresa, mas que também atendam os interesses e objetivos dos colaboradores.

O papel de uma consultoria é amplo, mas essas são algumas de suas principais funções:

- Diagnosticar problemas ou aspectos que podem ser otimizados no RH;

- Definir as soluções e melhorias que devem ser feitas;

- Estabelecer metas;

- Traçar caminhos para alcançar os resultados.

Quem pode ser consultor?

Qualquer profissional que tenha conhecimento para ajudar outras empresas.

  • PERFIL

Para se dar bem, o consultor precisa ter pensamento analítico, facilidade para trabalhar em equipe e desejo de resolver problemas. As habilidades específicas para navegar pelos segmentos de atuação de cada cliente são desenvolvidas em treinamentos oferecidos pela consultoria, e portanto não são requisitos para se candidatar às vagas.

- Capacidade de expressar ideias em palavras;

- Saber ouvir /observador;

- Bom educador;

- Flexível;

- Sincero/Autêntico;

- Empático.

Um Consultor precisa estar em constante desenvolvimento e atualização, reforçando seu networking e adequando o marketing conforme suas necessidades.

Newsletter

Se inscreva para receber os melhores conteúdos da semana

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: