É importante começar frisando que a área de RH é uma das que mais cresce no país, e praticamente quase todas as empresas ou profissionais de mercado já tiveram contato com algumas destas consultorias, não é mesmo?
Segundo a Confederação Nacional do Comércio, somente em 2019 foi registrado mais de 20.000.000 de empresas no Brasil! (sim, leia-se milhão).
Além disso, uma pesquisa recente da Infomoney mostrou o RH é uma das 10 profissões que vão ficar em alta no pós-pandemia, segundo os especialistas consultados pelo InfoMoney.
Então este é um excelente momento para se preparar e poder aproveitar o pós-pandemia da nossa profissão.
Antes de mais nada, gostaria de me apresentar! :)
Meu nome é Elissandra da Mata e eu ajudo profissionais de RH a se tornarem referência como generalistas no modelo de gestão de pessoas mais estratégico da atualidade.
Na hora de montar o departamento de recursos humanos (RH), muitas empresas optam por terceirizar muitas funções do setor, mantendo uma equipe reduzida e economizando nos gastos. Por isso, ter consultoria de RH pode ser uma oportunidade interessante de negócio.
O profissional realiza diagnósticos e elabora processos com o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações. Com as informações levantadas, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.
A área de Recursos Humanos está em constante crescimento, pois as empresas e profissionais precisam de equipes eficientes de gestão de RH. Para investir no negócio, é preciso se preparar para o mercado e obter muito conhecimento através de cursos.
CUIDADO: NÃO SE PRENDA AO "PERFIL EMPREENDEDOR"
Todos podemos empreender. Esta crença de que somente alguns conseguem começar um negócio ou serem profissionais autônomos é um mito. Se é algo que você realmente deseja, deixe este pensamento de lado e se planeje para ser um Consultor de RH de sucesso.
1- Como saber a hora correta para empreender na área de RH?
1. Começar como uma renda extra
Comece devagar, caso ainda esteja trabalhando e não tenha ainda 100% de certeza do seu desejo de empreender. Neste primeiro momento, você pode começar a pegar alguns serviços de contratos menores como renda extra.
2. Experiencie se essa é uma rotina que te agradaria antes de migrar 100%
Quando fizer o passo 01, vai automaticamente conseguir experienciar a rotina de um consultor de RH e analisar se você deseja tomar uma decisão definitiva ou continuará com a atividade como renda extra apenas.
3. Pensar na vida que você deseja ter
Vamos entender um pouco sobre suas decisões. Lembre-se: Intuição é diferente de análise, e tenha calma pois ambos são ótimos, porém, cada um tem seu lugar.
Pensar no tipo de vida você quer ter em um futuro de médio prazo, qual rotina te agradaria, pesar os prós e os contras. Tudo isso vai te proporcionar ter uma clareza do momento certo.
4. Se planejar
Quando finalemente tomar a decisão de viver como Consultor de RH, se planeje para isso. Guarde uma reserva de dinheiro, pois todo negócio leva um tempo para amadurecer.
2- Como começar mesmo sem dinheiro?
1. Para começar você não precisa de equipe
Não se prenda na ansiedade de que você precisará contratar pessoas para te ajudar. No início você conseguirá tranquilamente tocar seus projetos de consultor sozinho. Isso te poupará um capital inicial para contratação de pessoas e você pode ir contratando com o tempo, quando realmente se fizer necessário. Neste momento, a própria empresa já conseguirá arcar com o custo.
2. Abra um MEI
É importante sim você estar regularizado como consultor. E, por isso, deve abrir seu CNPJ para ser capaz de emitir Notas Fiscais para seus clientes e gerir sua empresa de forma profissional.
Porém, para começar você precisará somente de um MEI (Micro Empreendedor Individual), que é primeira categoria de modalidade de empresa. Neste caso, você poderá faturar até 81 mil no ano e não pagará impostos.
A boa notícia é que para abrir um MEI você nem precisa de contador. É extremamente simples de abrir e você mesmo consegue, a partir de uma pesquisa rápida.
3. Home Office
A maioria das etapas dos serviços podem ser realizadas de forma online. Além disso, quando existir alguma necessidade de algo ser feito fisicamente, pode fazer no próprio cliente ou optar por alugar uma sala por alguns dias. O que te poupará muitas despesas e facilitará sua operação.
3- Como começar mesmo sem experiência?
1. Se especializar em conhecimento
Você pode até não ter experiência, mas é muito importante se especializar na área. E não estou falando que seja necessário que você tenha uma formação em recursos humanos ou uma especialização para ser um consultor, mas sim possuir o conhecimento necessário para ter segurança de sua atuação e transparecer esta segurança para o cliente. Isso pode facilitar – e muito – a sua vida, pois você terá conhecimento específico da área.
Claro que, pelo fato de inicialmente você estar buscando o conhecimento na área e ainda não ter a experiência terá que optar por começar seu portfólio com serviços mais simples e ir aperfeiçoando e aumentando seu portfólio com o tempo.
2. Começar com um portfólio de serviços de entrada.
O recrutamento e seleção mesmo, é um ótimo serviço para se começar a atuar. Pois envolve menor risco operacional para a sua consultoria e menor risco financeiro ou jurídico para a empresa. Além disso, você deverá oferecer uma garantia da vaga, o que diminuirá as chances de o cliente se prejudicar.
Comece com vagas que você se sente mais confortável em fazer, e somente após ganhar segurança aceite vagas de Diretoria, Gestão ou extremamente Técnicas.
Além dele, você pode oferecer serviços que envolvem muito menos riscos e que são mais operacionais. São os serviços de “porta de entrada”, que poderão fazer o cliente de conhecer e abrir as portas para você.
Que é exatamente prestar serviços para as consultorias, ao invés de prestar para empresas. Realizando serviços como triagem de currículos, marcando entrevistas, enviando feedbacks aos candidatos, realizando controle de treinamentos em planilhas, etc.
3. Consiga parceria com outros especialistas
Sobretudo no início do negócio, você não precisará contratar pessoas mas pode ser que você deseje oferecer serviços que naquele momento ainda não se sente preparado para executar. Uma ótima opção é fazer parcerias com outros profissionais que executam os serviços que você ainda não executa para que quando você consiga um cliente que tenha esta necessidade, este parceiro execute o serviço e vocês dividam os lucros do mesmo.
4- Como conseguir seus primeiros clientes?
1. Utilize sua Rede de contatos
Faça uma lista de pessoas da sua rede de contatos que trabalham em RH de empresas ou que são donos de empresa. Entre primeiro em contato com eles, os avisando que agora atua como consultor, enviando seu portfólio de serviços e agendando uma reunião para apresentar melhor as possibilidades da consultoria.
Redes sociais
Hoje em dia com a internet e o uso das redes sociais, não se faz mais necessário (principalmente para autônomos ou microempreendedores) investir dinheiro com empresas de Marketing. Faça sua Logo inicial no site CANVA, faça seu site pelo KLICKPAGES e faça seu Markegint pelas REDES SOCIAIS. Não se preocupe, isso tudo é para seu começo. Depois que a empresa estiver com uma boa receita, pode rever sua marca e seu site com uma empresa especializada.
A única coisa que nunca deve deixar de fazer é investir nas redes sociais. O segredo para a boa divulgação dos seus serviços é através da produção de conteúdo e não apenas falar dos serviços.
Defina seu público-alvo, faça uma lista dos principais problemas que eles sofrem e dos principais desejos deles em assuntos relativos à Gestão de Pessoas e crie conteúdo sobre estes temas.
Oferecer alguns serviços de graça.
Seja para ganhar segurança na execução de algum serviço novo, ou seja para criar seu primeiro portfólio de clientes, esta é uma técnica extremamente recomendável para quando você está tentando abrir seu lugar no mercado.
Fazer alguns serviços pro-bono te proporcionará gerar cases de sucesso e poderá divulgar os resultado deles para outros potenciais clientes.
Além disso, prestando um bom serviço, ainda poderá abrir as portas dentro da própria empresa pró-bono para fazer outros serviços dentro destes mesmos cases.
Selecione um mercado e concentre-se nele
Primeiramente, defina qual é seu público-alvo. Qual porte de empresa? Que ramo dará preferência?
Logo após, descubra quais são as empresas que fazem parte do seu público-alvo. Saiba quem precisa do que. Conheça os executivos, empresários e outros profissionais de recursos humanos. Essas medidas vão ajuda você a se consolidar no mercado, e também darão um cenário mais claro sobre a concorrência.
5- Como montar o portfólio de serviços?
Coloque os serviços que você possui parceria, ou domínio para executar.
Além disso, pense no que as empresas realmente precisam. As vezes você descobrirá uma demanda que nem imaginava e poderá suprir e inovar.
Você pode ainda pensar em:
Ter um portfólio de serviços para empresas
Exemplo: Recrutamento e Seleção; Pesquisa de Clima; Avaliação de Desempenho; Plano de Cargos e Salários; Programas de Endomarketing; Indicadores de RH; Descrição de Cargos e Mapeamento de Competências; Diagnóstico Cultural; Treinamentos....
Ter um portfólio de serviços para profissionais
Exemplo: Serviço de Outplacement ou Recolocação Profissional; Orientação Vocacional; Coaching...
6- Como precificar?
1. Pesquisa nas consultorias da sua região
Faça um comparativo de preços somente para entender como se comporta o mercado da sua região e também como se comportam seus concorrentes.
2. Levar em consideração o nível de maturidade da empresa cliente e dos líderes internos
Quando a empresa tem um bom nível de maturidade interna e líderes conscientes de seu papel no desenvolvimento da empresa e das pessoas, a implantação de um projeto de RH ocorre de maneira muito mais coesa.
O contrário também é verdade. Quando uma empresa não tem ainda um bom nível de maturidade interna e os líderes ainda precisam ser convencidos ou desenvolvidos para abraçar os projetos de gestão de pessoas com assertividade, consequentemente você terá mais trabalho.
Este trabalho extra, não só pode como deve refletir em seu orçamento. Pois, com certeza te custará mais energia e tempo no processo.
3. Levar em consideração se existe RH interno para apoio de operacionalização
O fato de não ter um RH interno também significa que a consultoria (ou seja, você) terá que assumir todas as pequenas atividades do processo. Além de também significar muito mais visitas à empresa durante o processo para garantir o correto funcionamento de todas as etapas. Isso também não só pode como deve refletir em seu orçamento.
4. Não se apegar ao preço e sim em valor.
Sempre vai existir alguém que vai cobrar mais barato que você. Então seu foco não deve ser o preço mais barato (até porque isso pode ser visto como falta de qualidade ou disponibilidade demais). Seu foco deve ser em prestar um serviço diferenciado das demais consultorias.
Por exemplo: Oferecer serviços sobre o enfoque da Gestão de Pessoas por Competências. O fato de você ser especialista em algo, te dá mais credibilidade e autoridade no assunto. Proporcionando assim, que você possa inclusive cobrar mais.
Obs: cuidado com descontos. Coloque sempre um limite de negociação de preço e não aceite cliente “a qualquer custo”
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Como profissionais de RH, devemos sempre ser uma classe unida! Porque quando o RH como um todo começa a ser mais valorizado no mercado, todos os profissionais ganham. E como fazer isso? Estimulando os colegas de profissão a gerarem resultados estratégicos para as empresas.
Por este motivo, compartilhe este artigo com seus colegas de profissão e vamos juntos abrir nosso espaço :).
17 de dezemro
6 passos para ter sua Consultoria de RH.