30 de Maio
Com quais serviços você pode começar sua Consultoria de RH

Dentre os serviços de Consultoria de RH, existem os serviços chamados de “porta de entrada” e os serviços conhecidos como “complexos”. Os serviços “porta de entrada” (com asterisco) são aqueles mais acessíveis para o cliente, que atendem demandas típicas, mais rápidos de serem executados e que contribuem para que a empresa conheça seu trabalho.

  • Descrição de Cargos e Mapeamento de Competências;*
  • Diagnóstico Organizacional;*
  • Recrutamento e Seleção;*
  • Identidade Organizacional;*
  • Avaliação de Perfil;*
  • Treinamento e Desenvolvimento.
  • Avaliação de Desempenho.
  • Pesquisa de Clima Organizacional.
  • Plano de Cargos e Salários.
  • Gestão de Desligamento.

DESCRIÇÃO DE CARGOS

O cargo nada mais é do que um conjunto de funções formado por tarefas e atribuições, ocupando uma posição estruturada no organograma. É pelo cargo que as relações e toda a movimentação no organograma são definidas.

A descrição de cargos é o processo de detalhamento de cada posição dentro da empresa. Com ela, é possível verificar e formalizar as atividades e responsabilidades de todos os cargos da empresa de maneira organizada. A descrição dos cargos é a base de todo o processo de Gestão por Competências. A intenção é mapear cargos, e não pessoas.

Diferencial: a descrição dos cargos é a base de todo o processo de gestão de pessoas por competências. Um grande diferencial é a entrega do mapeamento das competências técnicas e comportamentais de cada cargo e das competências organizacionais da empresa.

Etapas do serviço:

  • Alinhamento com os líderes e treinamento;
  • Correção e aprovação das descrições;
  • Descrição dos Cargos: todos os cargos serão descritos sob a metodologia de detalhamento e entendimento do fluxo de atividades do mesmo;
  • Mapeamento das competências comportamentais;
  • Mapeamento das competências técnicas;
  • Complementação dos formulários de Descrição de Cargos;
  • Treinamento final dos líderes.

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização.

Diferencial: envolvimento da Empresa. Uma amostra de colaboradores escolhidos pela diretoria possuem uma participação direta na etapa de pesquisa e mapeamento dos pontos principais da cultura para levantamento de padrões.

Divulgação: de nada adianta ter uma Identidade Organizacional escrita se isso não se desdobra para a realidade da empresa. Por isso são feitas ações de divulgação e propagação da nova identidade organizacional.

Etapas do serviço:

  • Formação do comitê de mapeamento;
  • Levantamento de informações empresariais;
  • Criação da sugestão de Missão;
  • Criação da sugestão de Visão;
  • Criação da sugestão de Valores;
  • Aprovação final com a Presidência;
  • Mapeamento das Competências Organizacionais;
  • Divulgação para a Empresa.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização, ou seja, o objetivo principal é ATRAIR CANDIDATOS.

Seleção é a escolha do(s) mais adequado(s) para a organização, dentre os candidatos recrutados, por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados.

Diferencial: a entrevista por competência diminui a subjetividade na seleção, criando maior assertividade na identificação do perfil, que é complementada pela análise dos testes, que possibilita um mapeamento do perfil do candidato.

Etapas do serviço:

  • Alinhamento de Perfil com a empresa;
  • Recrutamento dos candidatos;
  • Seleção dos candidatos;
  • Entrevista por competências;
  • Aplicação de Testes;
  • Levantamento de informações profissionais;
  • Apresentação dos candidatos aprovados à Contratante;

AVALIAÇÃO DE PERFIL

Ferramentas que nos permitem acessar informações mais profundas sobre vários âmbitos. São ferramentas que são utilizadas em processos seletivos, mas que também podem ser utilizadas dentro da empresa como forma de desenvolvimento de colaboradores. Confirmação do que foi observado e constatação das informações colhidas durante todo o processo seletivo.

Diferencial: a devolutiva ao avaliado e o levantamento de um plano de desenvolvimento individual é um grande diferencial da nossa consultoria.

Etapas do serviço:

  • Aplicação do teste;
  • Entrevista;
  • Parecer;
  • Devolutiva;
  • PDI.

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Uma ferramenta de pesquisa que mapeia a percepção interna. O primeiro passo é entender a posição atual da empresa afinal, o clima organizacional é reflexo dos efeitos da cultura. Te permite entender os maiores gaps que precisam ser trabalhados dentro da empresa e as prioridades, pois nem sempre a realidade percebida pela alta diretoria da empresa é aquilo que efetivamente acontece.

Ao prestar atenção a essas áreas-chave, pode-se começar a gerar opções para criar uma empresa mais forte. Muitas vezes, lacunas não são identificadas até serem enormes, e é por isso que os líderes e gerentes devem frequentemente avaliar sua organização. Saber o que investigar e gastar seu tempo analisando é metade da batalha.

Diferencial: relatório completo com as respostas tabuladas é criado um relatório para apresentação para a empresa com os pontos importantes mapeados e sugestões de propostas de ações.

Plano de Ação: Com base nestas sugestões, é criado então com a aprovação da empresa o plano de ação a ser seguido para trabalhar os pontos levantados.

Etapas do serviço:

  • Sensibilização;
  • Definir os Fatores de análise;
  • Seleção das perguntas de cada fator;
  • Parametrização;
  • Coleta das respostas;
  • Tabulação e análise;
  • Plano de ação;
  • Confecção de relatório.

Newsletter

Se inscreva para receber os melhores conteúdos da semana

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: